domingo, 13 de setembro de 2009

COMUNICADO - NAMB deixa o grupo do MDP

O NAMB - Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve, fundado a 13 de Novembro de 1996, é uma secção autónoma da Associação Académica da Universidade do Algarve. Este Núcleo multiplica-se em acções de sensibilização e informação, alertando para os problemas ambientais actuais. Acções que têm sido direccionadas aos estudantes da Universidade do Algarve, bem como a todos os residentes da região algarvia. Não obstante temos ingressado grupos de trabalho voluntário sempre com o objectivo final de preservação e valorização do Ambiente.



Nos últimos dez anos várias equipas diferentes que integraram os órgãos dirigentes do NAMB manifestaram-se publicamente em prol do Pontal, posto isto, foi no passado dia 11 de Junho que o NAMB aceitou o desafio de se juntar ao MDP – Movimento de Defesa do Pontal. Sediado no campus de Gambelas, o NAMB respira o ar puro e fresco do Pontal, uma área verde que tem sofrido uma forte pressão por parte de empreendimentos turísticos, desde há vários anos a esta parte.

Actualmente o MDP é formado por várias associações voluntárias, organizações, forças partidárias e cidadãos, maioritariamente dos concelhos de Faro e Loulé. Neste seguimento o NAMB ingressou um grupo de trabalho mais selectivo do qual faziam parte a Almargem, Bloco de Esquerda – Núcleo de Faro, a LPN/Algarve e a Megasport, todos juntos com o objectivo de dinamizar várias acções que promovam uma tomada de consciência alargada da sociedade para a preservação e valorização do Pontal.

Com o decorrer dos trabalhos surgiram algumas divergências resultantes das diferentes tomadas de posição por parte das organizações presentes que levaram ao desvio dos que seriam os objectivos claros do MDP. Situação que foi sendo alongada sem qualquer solução que decorresse em medidas práticas relevantes.

O NAMB não deseja estar envolvido em disputas de natureza política, divergente daquela que é a participação independente e altruísta.

Sem outra solução à vista o NAMB vê assim impossibilitado a sua continuação no grupo de trabalho, abandonando de livre vontade o MDP, de forma a preservar a integridade e objectivos pelos quais o Núcleo se rege.

Apesar disto o NAMB continua a querer o melhor a nível de preservação e valorização ambiental para o Pontal, como foi esse o objectivo do MDP, desejando a continuação de um óptimo trabalho a este Movimento.

13 de Setembro de 2009
O Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve (NAMB)

Sem comentários:

Enviar um comentário