domingo, 23 de agosto de 2009

Petição em prol da mata do Pontal já está a circular

A petição “Pela Valorização do Pontal” pretende sensibilizar a população e o poder político para a preservação deste espaço verde de Faro e Loulé.



Lutar “Pela Valorização do Pontal” é o objectivo da petição pública que foi recentemente lançada pelo Movimento de Defesa do Pontal (MDP), o espaço verde que une os concelhos de Faro e Loulé, junto à Ria Formosa.

Trata-se de um documento que, apesar de ter circulado poucos dias, já conta com uma centena de assinaturas e com o apoio de algumas personalidades de peso.

Segundo Alfredo Franco, o representante da Associação Almargem num grupo de trabalho que se formou no seio do movimento para dinamizar acções concretas, houve já «candidatos às Câmaras de Loulé e Faro», bem como «deputados à Assembleia da República» a assinar a petição.

Assinaturas que valem tanto como a de qualquer cidadão, mas que vão ao encontro de um dos objectivos do MDP.

«Queremos obter uma posição de todos os candidatos às autarquias de Faro e Loulé, seja qual for a sua cor política», referiu. Ao mesmo tempo, o movimento quer arranjar o máximo de apoiantes, para poder defender a preservação deste pulmão verde.

A ideia desta e de outras iniciativas que irão ser lançadas pelo MDP é juntar os cidadãos dos dois concelhos à causa, para demonstrar o interesse público do espaço verde.

O objectivo final é o de ver aqui criado um parque ambiental ou conseguir o reconhecimento do Pontal como área protegida.

Ao mesmo tempo, os membros do MDP, que junta associações ligadas ao ambiente, cívicas, entidades públicas e partidos políticos, querem devolver esta zona à população, através da criação de circuitos sinalizados e de espaços para estar, além de uma limpeza a todo o Pontal, onde hoje se pode encontrar muito lixo espalhado.

Os interessados em assinar a petição poderão fazê-lo em http://www.peticao.com.pt/pontal.

Além desta petição, o MDP prepara-se para criar “A Carta do Pontal”, que será uma espécie de manifesto do movimento, onde este apresentará as suas ideias e objectivos, a sua história e as razões que fazem do Pontal um local especial.

Também será promovido um passeio de bicicleta por este espaço verde.

Fonte: Barlavento Online - Texto de Hugo Rodrigues

http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=35498

Imagens:

Fotografia tirada por Pedro Abrantes aquando do passeio pedestre pela Mata do Pontal do dia 20 de Junho de 2009

Neste momento a Petição do Pontal já vai com perto de 250 assinantes, se ainda não assinaste, não percas esta oportunidade!http://www.peticao.com.pt/pontal

Sem comentários:

Enviar um comentário